Conselho do Plano Rio Grande

O Conselho do Plano Rio Grande – com 182 representações do Poder Público, da sociedade civil e das pessoas atingidas pelas enchentes – foi empossado no dia 13 de junho de 2024, em evento realizado no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, e do secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.

O objetivo do conselho é receber demandas relacionadas ao restabelecimento do Estado e sugerir soluções. O papel dos conselheiros é propor, avaliar e monitorar as problemáticas recebidas, além de participar das câmaras temáticas criadas para análise e discussão dos assuntos indicados.

Metodologia

O fluxo de trabalho do Conselho do Plano Rio Grande tem quatro etapas. A primeira é a entrada da demanda por meio da Secretaria Executiva, podendo ser encaminhada por qualquer membro do conselho. Na sequência, é feita a análise da demanda nas câmaras temáticas, que averiguam as propostas dentro dos seus eixos e levantam possíveis resoluções.

A terceira fase é a destinação da demanda. Nesse momento, o Comitê Executivo encaminha a ação final para a secretaria correspondente ou para arquivamento. Por fim, ocorre o monitoramento da demanda, com apresentação para o Plenário das ações tomadas nas etapas anteriores.

Vice-governador Gabriel Souza

Secretaria Executiva
Secretário executivo do Conselho do Plano Rio Grande, Paulinho Salerno
Assessoria técnica

Comitê Executivo

• Secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Jr.
  • Procurador-geral do Estado, Edurado Cunha da Costa
  • Secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Callazans
  • Chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Cel Luciano Boeira
  • Secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann
  • Secretário-executivo do Conselho do Plano Rio Grande, Paulinho Salerno
  • Secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi

Conselheiros

conselhoplanoriogrande@gvg.rs.gov.br

Câmaras Temáticas

O Conselho do Plano Rio Grande é composto por 13 câmaras temáticas formadas por secretários estaduais, equipes técnicas e membros convidados. O objetivo das câmaras é ser um espaço para ouvir as demandas específicas dos setores e dar encaminhamentos a elas.

Quando necessário, as câmaras temáticas podem instituir grupos de trabalho para tratar de assuntos exclusivos dentro de suas atribuições. A coordenação de cada câmara é realizada pelos secretários, que atuam de acordo com a área de sua respectiva secretaria. Clique nos eixos de atuação abaixo para obter informações específicas: