Conselho do Plano Rio Grande
O Conselho do Plano Rio Grande – com 182 representações do Poder Público, da sociedade civil e das pessoas atingidas pelas enchentes – foi empossado no dia 13 de junho de 2024, em evento realizado no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, e do secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.
O objetivo do conselho é receber demandas relacionadas ao restabelecimento do Estado e sugerir soluções. O papel dos conselheiros é propor, avaliar e monitorar as problemáticas recebidas, além de participar das câmaras temáticas criadas para análise e discussão dos assuntos indicados.
Metodologia
O fluxo de trabalho do Conselho do Plano Rio Grande tem quatro etapas. A primeira é a entrada da demanda por meio da Secretaria Executiva, podendo ser encaminhada por qualquer membro do conselho. Na sequência, é feita a análise da demanda nas câmaras temáticas, que averiguam as propostas dentro dos seus eixos e levantam possíveis resoluções.
A terceira fase é a destinação da demanda. Nesse momento, o Comitê Executivo encaminha a ação final para a secretaria correspondente ou para arquivamento. Por fim, ocorre o monitoramento da demanda, com apresentação para o Plenário das ações tomadas nas etapas anteriores.
Presidente
Vice-governador Gabriel Souza
Secretaria Executiva
Secretário executivo do Conselho do Plano Rio Grande, Paulinho Salerno
Assessoria técnica
Comitê Executivo
- Secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Jr.
- Procurador-geral do Estado, Edurado Cunha da Costa
- Secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Callazans
- Chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Cel Luciano Boeira
- Secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann
- Secretário-executivo do Conselho do Plano Rio Grande, Paulinho Salerno
- Secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi
Conselheiros
Contato
conselhoplanoriogrande@gvg.rs.gov.br
(51) 99879-6597
Câmaras Temáticas
O Conselho do Plano Rio Grande é composto por 13 câmaras temáticas formadas por secretários estaduais, equipes técnicas e membros convidados. O objetivo das câmaras é ser um espaço para ouvir as demandas específicas dos setores e dar encaminhamentos a elas.
Quando necessário, as câmaras temáticas podem instituir grupos de trabalho para tratar de assuntos exclusivos dentro de suas atribuições. A coordenação de cada câmara é realizada pelos secretários, que atuam de acordo com a área de sua respectiva secretaria. Clique nos eixos de atuação abaixo para obter informações específicas: