Mapa Único
O Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP RS) é o sistema integrado de mapeamento das áreas diretamente atingidas pelos fenômenos meteorológicos de abril e maio de 2024. O produto foi idealizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio dos Departamentos de Economia e Estatística (DEE) e de Planejamento Governamental (Deplan).
A iniciativa visa identificar e quantificar endereços, vias, domicílios, empresas, equipamentos públicos e, principalmente, população afetada. A ferramenta é construída a partir do processamento de imagens de satélite e de análises de topografia e hidrografia e contempla as áreas atingidas por alagamento, inundação, enxurrada ou deslizamento.
A partir das manchas encontradas no mapa, são realizados cruzamentos com as bases e informações disponíveis – como o Censo Demográfico, o Cadastro Único (CadÚnico) e os registros administrativos de órgãos estaduais. Dessa maneira, o governo consegue delimitar as áreas comprometidas, além de realizar recortes específicos da população afetada, com a identificação das famílias mais vulneráveis.
O sistema é usado para orientar diversas políticas públicas, ajudando a identificar as pessoas que residem em áreas afetadas e têm direito a determinados benefícios, como o auxílio concedido por meio do programa Volta por Cima e o pix da campanha SOS Rio Grande do Sul.