Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável
É hora do Rio Grande planejar seu futuro
Integrado ao Plano Rio Grande, o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, lançado pelo governo do Estado, fala de futuro. Trata-se de um amplo estudo desenvolvido em uma perspectiva sobre o estágio econômico atual do Rio Grande do Sul e sobre sua trajetória de crescimento nos últimos 20 anos. O plano está alicerçado em análises de indicadores socioeconômicos e de competitividade. A partir deste levantamento, foram identificadas oportunidades, alavancas, iniciativas e ações que devem ser adotadas para melhorar a produtividade, elevar o Produto Interno Bruto (PIB) e consolidar o Estado como um polo de atração de investimentos.
Participaram da sua construção mais de 500 atores, entre empresários, organizações não governamentais, entidades, academia, lideranças governamentais e equipe técnica multidisciplinar do governo, sempre com o apoio da consultoria internacional Mckinsey. Durante seu desenvolvimento, ocorreram diferentes etapas: reuniões de construção, reuniões de validação, eventos, workshops e entrevistas individuais.
Os três pilares do Plano de Desenvolvimento
-
Econômico: analisa a trajetória de crescimento do PIB real no Estado a partir dos componentes e produtividade da força de trabalho;
-
Inclusivo: analisa indicadores de renda e mercado de trabalho no Estado, incluindo visão por região funcional para indicadores selecionados;
-
Sustentável: analisa fortalezas e oportunidades selecionadas de contexto ambiental do Estado e seu posicionamento em termos de resiliência climática.
Considerando a análise dos três pilares, setores de alavancagem e iniciativas desenhadas, foram estabelecidas cinco prioridades estratégicas, que vão atuar no desdobramento prático do plano com um potencial aproximado, para 2030, de taxa de crescimento do PIB de 3% ao ano, elevação do PIB per capita de 21% e aumento da produtividade do Estado de 20%.
Prioridades estratégicas
- Capital humano: qualificar a educação básica e profissional, consolidar as escolas em tempo integral e atrair e reter pessoas;
- Inovação: converter a inovação e tecnologia em produtividade e avançar com a inteligência artificial (IA) na matriz econômica;
- Ambiente de negócios: simplificar o ambiente de negócios e consolidar o RS como destino de investimentos;
- Infraestrutura: reestruturar e diversificar a logística estratégica;
- Recursos naturais: potencializar a transição energética, a resiliência climática e a irrigação.
Invest RS
O Plano de Desenvolvimento tem como primeiro passo a criação e implementação da Invest RS, Agência de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. Ela terá como missão a execução de políticas públicas de desenvolvimento relacionadas à atração de investimentos e de promoção comercial do Estado.
Essas iniciativas refletem o compromisso conjunto de fortalecer a economia do Estado e ampliar as oportunidades para todos os gaúchos. Com uma perspectiva de longo prazo, o objetivo é construir uma visão de futuro compartilhada entre os diversos atores, entidades e sociedade para a transformação do Rio Grande do Sul.
O próximo passo do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável será sua expansão para as diversas estruturas do governo, e também sua apresentação a todos os segmentos da sociedade, incluindo instituições, organizações e agentes econômicos, visando garantir amplo engajamento e participação ativa na implementação das ações na economia do Estado.
Este é um plano aberto para a participação e colaboração de toda a sociedade, setores e atividades.