Conselho do Plano Rio Grande promove encontros para ouvir demandas de municípios na região central do Estado

Publicação:

Conselho do Plano Rio Grande promove encontros para ouvir demandas de municípios jul24
Encontro na quinta (11) foi em Restinga Sêca - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Por Texto: Juliane Soska/Ascom GVG | Edição: Felipe Borges/Secom

O Conselho do Plano Rio Grande está percorrendo os municípios do interior para debater as demandas locais após as enchentes. O vice-governador Gabriel Souza, que coordena os trabalhos, esteve em Restinga Sêca e Sobradinho, na região Centro e Centro-Serra na quinta e na sexta-feira (11 e 12/7), respectivamente, conduzindo as câmaras temáticas. O secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, e o secretário-executivo do conselho, Paulinho Salerno, acompanharam as agendas.

Em Restinga Sêca, o encontro contou com a presença de prefeitos e representantes de mais de 30 cidades que compõem a Associação de Municípios do Centro do Estado (AMCENTRO) na sede da Câmara de Vereadores. Em Sobradinho, a atividade foi realizada na prefeitura, com a participação da Associação dos Municípios do Centro-Serra (AMCSERRA).

“Nossa proposta é ouvir e, também, apresentar as ações do Estado e os números que nos preocupam – como a queda da arrecadação dos municípios que precisamos recompor essas receitas de parte da União e a desburocratização para liberação de recursos federais. Detalhamos o trabalho do governo gaúcho para aplicar os aportes de maneira mais ágil e alinhamos as expectativas com os Executivos municipais”, explicou Gabriel sobre essa rodada de diálogo.

Gabriel Conselho do Plano Rio Grande promove encontros para ouvir demandas
"Detalhamos o trabalho do governo do Estado para aplicar os aportes de maneira mais ágil", explicou Gabriel - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Entre os pontos tratados, estão questões sobre horas-máquina para melhorar as estradas vicinais impactadas pelas chuvas, políticas de habitação para casas destruídas pelo episódio meteorológico e demandas especificas – como a recuperação da ERS-400, na qual já estão ocorrendo serviços.

“Esse espaço é fundamental para ouvirmos os municípios, explicarmos as ações que estamos executando na área social e darmos encaminhamento nas pautas e demandas do nosso público mais vulnerável”, disse Fantinel.

Encontros regionais

Segundo o secretário-executivo do Conselho do Plano Rio Grande, novos encontros regionais serão realizados em breve. “Queremos aprofundar o diálogo em outras partes do Estado, abrindo espaço para que os municípios apresentem pessoalmente suas demandas e para que possamos trabalhar de forma conjunta na articulação de estratégias e projetos de reconstrução”, ressaltou Salerno sobre o cronograma que está em construção.