Chamamento de propostas municipais

card chamamento municipios menor
O governo do Estado publicou, no dia 30 de julho, no Diário Oficial, um chamamento para que os municípios gaúchos encaminhem projetos para serem incluídos no Plano Rio Grande, programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul.

As propostas deverão ser enviadas via Sistema de Cadastro de Demandas de Transferências Voluntárias até o dia 27 de setembro de 2024.

A avaliação será feita pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha. A pasta atua em colaboração com outras secretarias e entidades governamentais, assegurando a integração e eficiência das ações de reconstrução e adaptação. Após análise, as iniciativas selecionadas serão qualificadas e encaminhadas para inclusão no portfólio do Plano Rio Grande.

Outro ponto que as equipes técnicas do governo estadual vão verificar é a estratégia de financiamento das propostas, buscando fontes para a implementação dos projetos aprovados. Uma das possibilidades será o Funrigs, que é um fundo público especial de natureza orçamentária, financeira e contábil, com o objetivo de segregar, centralizar e angariar recursos destinados para o enfrentamento das consequências sociais, econômicas e ambientais decorrentes dos eventos climáticos ocorridos em 2023 e 2024.

Outras informações no email comitegestor@serg.rs.gov.br

Inscrição de projetos

Normativas

Publicação do chamamento no Diário Oficial

Prorrogação do período de inscrições

Projetos do Plano Rio Grande

O Plano conta com ações de curto, médio e longo prazo e está dividido em três frentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e conjunto de medidas chamado Rio Grande do Sul do Futuro. Todos os projetos que compõe o Plano Rio Grande estão publicados no site planoriogrande.rs.gov.br, onde é possível ter uma breve descrição, seu status e outros documentos.

Conheça os projetos de cada eixo

Emergenciais

Reconstrução