Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

Estímulos para atividades econômicas são debatidos pelo Conselho do Plano Rio Grande

Câmara Temática de Comércio e Serviços reuniu entidades do setor nesta quinta (27)

Publicação:

Estímulos para atividades econômicas são debatidos pelo Conselho do Plano Rio Grande
Representantes de empresas, instituições bancárias e empreendedores participaram do encontro - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Por Texto: Juliane Soska/Ascom GVG | Edição: Felipe Borges/Secom

Diferentes formas de estimular as áreas do comércio e dos serviços foram debatidas durante reunião de Câmara Temática do Conselho do Plano Rio Grande na tarde desta quinta-feira (27/6), no Centro Administrativo de Contingência (CAC), em Porto Alegre. Representantes de empresas, instituições bancárias e empreendedores participaram do encontro, coordenado pelo vice-governador Gabriel Souza e pelo secretário executivo do Conselho, Paulo Salerno, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

Os pontos prioritários apresentados pelos setores foram iniciativas que contribuam com a manutenção do emprego, além de operações mais abrangentes e com taxas mais atrativas para acesso a recursos e subsídios. A intenção é apoiar negócios impactados direta ou indiretamente pelas enchentes e que tiveram perda de receita.

“Estamos conduzindo as rodadas de conversas para entender com maior profundidade os pleitos de cada setor e propor encaminhamentos. Um deles será uma agenda junto ao governo federal para que possamos ampliar o diálogo sobre linhas de crédito dos setores e outras medidas que possam melhorar as condições para restabelecimento das atividades econômicas”, detalhou o vice-governador.

Gabriel conduz encontro do Conselho   jun24
"Estamos conduzindo as rodadas de conversas para entender com maior profundidade os pleitos de cada setor", afirmou Gabriel - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

As ações que estão sendo trabalhadas pelo Estado, como questões tributárias e incentivos, foram apresentadas por Polo. "O Plano Rio Grande já apresentou medidas de apoio ao setor, como a ampliação de incentivos do Fundopem para novos projetos e para aqueles que estão em andamento. Temos nos reunido com entidades empresariais, e os relatos indicam que a ajuda dada pela União ainda é insuficiente", disse. "Devemos nos reunir com o governo federal na próxima semana, junto de lideranças da iniciativa privada, para reforçar, novamente, a necessidade de mais recursos."

O Plano Rio Grande atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.

Próximas reuniões

  • Câmara Temática Desenvolvimento Social - 28 de junho, às 9 horas, na sala R1 do Centro Administrativo de Contingência – CAC (av. Joaquim Porto Villanova, 201, Jardim Carvalho, Porto Alegre)
  • Câmara Temática Turismo - 28 de junho, às 15 horas, no hotel Buona Vitta Gramado By Gramado Parks (Estr. Profa. Elvira Apolo Benetti, 150 - Carniel, Gramado)

Mais notícias

Plano Rio Grande