Estímulos para atividades econômicas são debatidos pelo Conselho do Plano Rio Grande

Câmara Temática de Comércio e Serviços reuniu entidades do setor nesta quinta (27)

Publicação:

Representantes de empresas, instituições bancárias e empreendedores participaram do encontro - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Por Texto: Juliane Soska/Ascom GVG | Edição: Felipe Borges/Secom

Diferentes formas de estimular as áreas do comércio e dos serviços foram debatidas durante reunião de Câmara Temática do Conselho do Plano Rio Grande na tarde desta quinta-feira (27/6), no Centro Administrativo de Contingência (CAC), em Porto Alegre. Representantes de empresas, instituições bancárias e empreendedores participaram do encontro, coordenado pelo vice-governador Gabriel Souza e pelo secretário executivo do Conselho, Paulo Salerno, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

Os pontos prioritários apresentados pelos setores foram iniciativas que contribuam com a manutenção do emprego, além de operações mais abrangentes e com taxas mais atrativas para acesso a recursos e subsídios. A intenção é apoiar negócios impactados direta ou indiretamente pelas enchentes e que tiveram perda de receita.

“Estamos conduzindo as rodadas de conversas para entender com maior profundidade os pleitos de cada setor e propor encaminhamentos. Um deles será uma agenda junto ao governo federal para que possamos ampliar o diálogo sobre linhas de crédito dos setores e outras medidas que possam melhorar as condições para restabelecimento das atividades econômicas”, detalhou o vice-governador.

Gabriel conduz encontro do Conselho   jun24
"Estamos conduzindo as rodadas de conversas para entender com maior profundidade os pleitos de cada setor", afirmou Gabriel - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

As ações que estão sendo trabalhadas pelo Estado, como questões tributárias e incentivos, foram apresentadas por Polo. "O Plano Rio Grande já apresentou medidas de apoio ao setor, como a ampliação de incentivos do Fundopem para novos projetos e para aqueles que estão em andamento. Temos nos reunido com entidades empresariais, e os relatos indicam que a ajuda dada pela União ainda é insuficiente", disse. "Devemos nos reunir com o governo federal na próxima semana, junto de lideranças da iniciativa privada, para reforçar, novamente, a necessidade de mais recursos."

O Plano Rio Grande atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.

Próximas reuniões

• Câmara Temática Desenvolvimento Social - 28 de junho, às 9 horas, na sala R1 do Centro Administrativo de Contingência – CAC (av. Joaquim Porto Villanova, 201, Jardim Carvalho, Porto Alegre)
  • Câmara Temática Turismo - 28 de junho, às 15 horas, no hotel Buona Vitta Gramado By Gramado Parks (Estr. Profa. Elvira Apolo Benetti, 150 - Carniel, Gramado)