Programa Emergencial de Manejo da População de Cães e Gatos em Abrigos

Localização: Diversos municípios gaúchos.

O que é: O governo do Estado lançou, em 26 de agosto, uma série de medidas de proteção aos animais. O destaque é o Programa Emergencial de Manejo da População de Cães e Gatos em Abrigos, que visa promover o bem-estar e a adoção de bichos em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles afetados pelos desastres meteorológicos em abril e maio. Com um valor de R$ 188,85 mensais por animal, o total estimado para o programa poderá alcançar R$ 5,6 milhões no período de um ano.

Complementando o programa emergencial, será implementado um projeto de controle populacional de cães e gatos, que objetiva realizar a esterilização e microchipagem dos animais nos municípios conveniados. O Estado prevê o repasse de até R$ 1,66 milhão para a execução do projeto, que também será realizado por meio de convênio com os municípios.

O executivo estadual anunciou ainda a contratação do Instituto Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC) para assessoria técnica especializada. A consultoria tem como objetivo realizar um diagnóstico completo da população animal após desastres naturais, bem como elaborar políticas públicas que visem à saúde e ao bem-estar de cães e gatos no RS. Os serviços prestados, com investimento de R$ 540 mil, incluirão coleta de dados, visitas técnicas a abrigos, análises de iniciativas existentes e formulação de estratégias para a saúde animal.

O anúncio das iniciativas prevê um investimento de mais de R$ 7,7 milhões.

Status: Em andamento.

Links relacionados