Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

Projeto RioS: Resiliência, inovação e obras para o futuro do Rio Grande do Sul

Publicação:

Localização: Diversos municípios do RS

O que é: O Projeto RioS (Resiliência, Inovação e Obras para o Futuro do Rio Grande do Sul) foi concebido por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Estado do Rio Grande do Sul, com objetivo do desenvolvimento da estruturação do Design da Estratégia Estadual de Resiliência Climática da Região Hidrográfica do Guaíba.

As inundações que atingiram o Rio Grande do Sul em 2023 e 2024, bem como as secas e estiagens em 2022 e 2023, evidenciam a urgência de fortalecer a resiliência contra eventos extremos. Diante disso, o Projeto RioS, visa a contratação de serviços para a realização de estudos relativos à estratégia estadual de resiliência climática, considerando eventos de origem natural extremos, sendo priorizadas intervenções nas áreas com maior vulnerabilidade. O projeto resultará em um portfólio de programas, planos e projetos viáveis e sustentáveis que consubstanciem o redesenho territorial e paisagístico em áreas vulneráreis a serem identificadas no decorrer do projeto, visando o fortalecimento da resiliência urbana e rural, a redução do risco de desastres, a promoção da justiça espacial e bem-estar socioambiental, com medidas escaláveis e replicáveis.

Para atender ao objetivo o projeto está organizado em quatro fases:

FASE 1 – Governança Institucional: Elaboração de diretrizes e propostas de regulamentação relativas à governança hídrica e de gestão de riscos regionais/metropolitanos (comitês de bacias, agências regionais/estadual e consórcios intermunicipais), conforme as melhores práticas e benchmarks internacionais, revisões de legislações e regulamentações e entrevistas com atores-chave, focando na função de coordenação que o governo estadual pode desempenhar.

FASE 2 – Caracterizações das ameaças provenientes de eventos de origem natural e diagnósticos diversos objetivando a realização da avaliação de risco climático e identificação das vulnerabilidades.

FASE 3 – Design da estratégia estadual de resiliência climática da Região Hidrográfica do Guaíba.

FASE 4 – Detalhamento e apoio à implementação das intervenções priorizadas.
Secretaria Responsável: Secretaria da Reconstrução Gaúcha (SERG) e Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA).

Status: Em andamento

Links relacionados

Plano Rio Grande