Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

Governo publica edital para atualização do sistema de proteção contra as cheias de Eldorado do Sul

Publicação:

card2023 reconstrução gaúcha
-

Avançou mais uma etapa do sistema de proteção contra as cheias de Eldorado Sul. Nesta segunda-feira (28/4), o governo do Estado publicou o edital para contratação de empresa para atualização do anteprojeto de engenharia de Eldorado do Sul, na bacia do Baixo Jacuí. O projeto faz parte do Plano Rio Grande, programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.  

Esses estudos realizarão a análise do sistema de proteção contra as cheias da região, mitigando o efeito das inundações provocadas no Delta do Jacuí, com base na definição de medidas estruturais integradas atualizadas, de acordo com a maior enchente já registrada. Tais medidas serão capazes de proteger o município ao longo do tempo, prevendo ações corretivas e preventivas, com horizontes de curto a longo prazo.

Sistema de proteção contra cheias do rio Gravataí e afluentes em Alvorada e Porto Alegre RS(1)
Sistema de proteção contra cheias do rio Gravataí e afluentes em Alvorada e Porto Alegre - Imagem: Ascom Serg

A concorrência eletrônica ocorrerá no dia 13 de maio, a partir das 9h. O valor é de R$ 3.801.835,44 e o critério de julgamento será o de menor preço, atendendo as Diretrizes Técnicas previstas no Termo de Referência. O prazo de conclusão do objeto, conforme o edital, é de 180 dias a contar do recebimento da autorização de início dos serviços.

Após isso, a próxima etapa do sistema de proteção contra as cheias de Eldorado do Sul será a contratação integrada de projetos básicos e executivos de engenharia, elaboração dos estudos ambientais para obtenção da licença de instalação e execução das obras. O investimento total previsto é de R$ 531 milhões. A fonte do recurso é do governo federal e a execução é do governo do Estado. 

Texto: Lucas Barroso/Ascom Serg
Edição: Secom

Mais notícias

Plano Rio Grande